Sobre a Editora

O Portal de Livros Abertos da USP, criado em 2016, promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros e Museus da Universidade de São Paulo. As coleções de livros do Portal são de caráter científico e devem portanto obedecer critérios de submissão e processo de avaliação para certificação de seu caráter científico e acadêmico em consonância com os objetivos da Universidade de São Paulo, em relação ao controle de qualidade, seleção e revisão editorial, além da aderência à área de conhecimento das unidades, institutos, museus e centros especializados da universidade. indicadores e processo de avaliação que certifiquem o caráter científico. A aplicação dos critérios de submissão tem como principal objetivo garantir a qualidade e a certificação USP de livros e coleções de caráter científico e acadêmico.

Objetivos

¤ Reunir os livros editados pelas unidades, institutos, centros e demais órgãos da USP de todas as áreas do conhecimento;

¤ Divulgar e proporcionar mais visibilidade e acesso aos livros dispersos nos websites das unidades, departamentos, páginas pessoais, etc;

¤ Preservar a memória da produção científica e acadêmica da USP.

Aspectos Técnicos

Utiliza o software de código aberto Open Monograph Press (OMP), mantido pelo Public Knowledge Project (PKP), para gerenciar e publicar livros científicos e acadêmicos.